16 de novembro de 2008

[REC]

A curiosidade ao redor do filme começou quando seu material promocional foi lançado. Na tentativa de aguçar a curiosidade das platéias, o trailer não mostrava nenhuma cena do filme, mas sim a reação do público ao assistir o filme. Comprovei as reações na pele, os gritos, a angústia e o desespero, todos os elementos que fazem desse filme um dos melhores do gênero nos últimos anos.

O terror espanhol [REC] (2007), dirigido por Jaume Balagueró e Paco Plaza, utiliza de elementos consagrados no gênero do terror, mas com um toque extremo de inovação.
Comparações podem ser feitas com A Bruxa de Blair, por darem a mesma abordagem realista ao filme com o uso inquieto da câmera em primeira pessoa.
A frente da câmera está Ângela Vidal (Manoela Velasco), apresentadora do fictício programa “Enquanto Você Dorme”. Ela e seu câmera, Pablo (Pablo Rosso, diretor de fotografia do filme), estão produzindo uma matéria junto ao corpo de bombeiros de Barcelona, que recebem um chamado de um prédio em que vizinhos escutam gritos vindos do apartamento de uma senhora trancada sozinha em seu apartamento.
Ao entrar no apartamento da senhora, eles se deparam com a velha somente de camisola coberta de sangue. Dada a ordem por Ângela de “Não pare de Gravar!”, as investigações começam e não demora muito para o terror se instalar entre moradores, polícia e bombeiros e toda a correria, gritaria e sangue explícito.
Logo o prédio é selado do lado de fora por agentes sanitários, e ninguém pode sair! Ângela percebe então que tem uma grande matéria em mãos: a negligência das autoridades que não dão nenhuma explicação do que esta acontecendo, e o horror capturado em fita.

Sua curiosidade em capturar entrevistas de todos os moradores acaba levantando possíveis questões do que está acontecendo. Um dos pontos forte do filme talvez, por levantar questões de xenofobia, colocando a culpa da epidemia nos chineses que moram no prédio.
A curiosidade de Ângela por fim é colocada de lado e a única coisa que importa agora é sobreviver.
Os últimos 10 minutos do filme são os mais tensos! Os efeitos de luz, som e imagem são vertiginosos, causando extremo pânico na platéia. Confesso que não consegui assistir direito, esperando o clímax final da cena.
O filme acha uma explicação não muito plausível para tudo que está acontecendo, mas o espectador pode não dar muita importância para isso, pois só quer que todo o desespero acabe logo.
O filme consegue se firmar no que se propõe, além de um terror visual, [REC] consegue se consagrar como um filme de terror psicológico, capaz causar aflição em todas as platéias.

Com direitos vendidos para um remake hollywoodiano sob o título de Quarentena, e com uma seqüência espanhola anunciada, [REC] é o melhor filme de terror dos últimos anos.